terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Postado por Gugu Cajú às 09:44:00


 
Hidroterapia



Recurso fisioterapeutico que tem sido crescentemente utilizado para se obter uma recuperação mais rápida e melhor de pacientes. Nela são traçadas condutas e exercícios personalizados (individualizados), de forma a acelerar e facilitar a reabilitação. Prerrogativa exclusica de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, ela trata de disfunçoes ortopédicas, vasculares, respiratórias, traumatológicas, neurológicas e pós-cururgicas dentro da piscina, e seus objetivos predominantes são a reablitação de capacidades funcionais comprometidas.

 
A água tem sido usada desde de tempos imemoráveis como meio terapêutico. Desde de bolsa de gelo e de água quente a piscinas de hidromassagem ou Tanques de Hubbard, a Hidroterapia vem se desenvolvendo nos últimos anos. A Hidroterapia é uma forma de expandir a profundidade e abrangência das opções de tratamento por parte do fisioterapêuta e melhorar as perspectivas de recuperação para muitos indivíduos.

 
A água é um meio maravilhoso para exercícios e oferece oportunidades estimulantes para os movimentos que não estão dentro dos programas tradicionais de exercícios em solo. Os efeitos de flutuabilidade, metacentro e das rotações fornecem campo para as técnicas especializadas. A turbulência da água pode ser apreciada de uma forma que não é possível no ar, e o peso da água significa que ela pode ser empurrada e utilizada como resistência. 

 
Entrar na água um dos dois ambientes disponíveis para o ser humano é uma experiência única. Nela o corpo está simultaneamente sob ação de duas forças gravidade e empuxo que fornece a possibilidade de exercícios tridimensionais, que não são possíveis no ar, e permitem a ocorrência de atividades de movimento sem sustentação de peso, antes mesmo que elas sejam possíveis no solo. 

 
Em decorrência da melhor aceitação das vantagens das atividades na água, o número de recursos está aumentando e os Fisioterapeutas estão se tornando mais interessados e habilidosos na aplicação de técnicas e também mais cientes dos benefícios da natação como um complemento do condicionamento e da performance.

 
Novos conhecimentos a respeito da fisiologia da Hidroterapia e novas técnicas utilizando os padrões de movimentos adaptados a água e exercícios aquáticos mais específicos estão assegurando a aceitação crescente da Hidroterapia como um meio de reabilitação com seus próprios méritos.

 
Efeitos Fisiológicos, Terapêuticos e Psicológicos da Hidroterapia

 
A unicidade da água está principalmente no seu empuxo, que alivia o estresse sob as articulações sustentadoras de peso e permite que se realize movimento sem forças gravitacionais reduzidas desta forma as atividades que não sustentam peso podem ser iniciadas na água antes de serem possíveis no solo. 

 
Os efeitos fisiológicos dos exercícios combinados com aqueles que são causados pelo calor da água são uma das vantagens da atividade nesse meio. O resultado da imersão na água é semelhante em adultos e crianças e está relacionado à temperatura do corpo, à circulação e à intensidade dos exercícios, com variações permitidas dependendo do tamanho. 

 
Os efeitos terapêuticos da Hidroterapia estão relacionados a:
  • Alívio de dor e espasmos musculares 
  • Manutenção ou aumento de amplitude de movimento das articulações  
  • Fortalecimento muscular e treino de resistência (endurance)
  • Reeducação dos músculos paralisados (espásticos)  
  • Melhora da circulação  
  • Encorajamento das atividades funcionais
  • Manutenção e melhora do equilíbrio, coordenação e postura.  Há ainda uma considerável estimulação de percepção visual, articular, via proprioceptores cutâneos e pelo calor. 
Da mesma forma, do ponto de vista Psicológico, existem muitas recomendações para Hidroterapia, pelo reconhecido efeito sedativo da água quente e o valor do programa de exercícios para pessoas portadoras de doenças mentais. Do ponto de vista humanístico, os significados Social e Psicológico que podem estar associados a Hidroterapia são, sem dúvida, consideráveis, principalmente quando esta se desenvolve em grupos homogêneos, ou até heterogêneos. 
 
A pessoa pode nadar ou participar de outra atividade aquática possui uma vantagem social, que a coloca em igual posição em relação a outros membros da família ou sociedade, seja ela deficiente ou não. A habilidade de ser independente na água, de ter habilidades que são impossíveis ou difíceis no solo só pode ter efeitos psicológicos favoráveis e duradouros, que elevam a confiança e a moral, podendo isto ser transferido para a vida em terra. 

Hidroterapia nas Disfunções Endócrino- Metabólicas  

Introdução: 

A Hidroterapia é um recurso fisioterapêutico que tem sido cada vez mais utilizado na área Médica, como um recurso a mais para se obter uma recuperação mais rápida e melhor dos pacientes.

Dentre as diversas especialidades Médicas, a Endocrinologia é uma área onde a Hidroterapia foi introduzida recentemente e tem apresentado ótimos resultados na busca pelo bem-estar dos pacientes. Apesar de ainda pouco difundida nesta especialidade, a Hidroterapia pode fazer muito pelos pacientes. 



Efeitos da Hidroterapia na regulação metabólica: 



Durante a realização de exercícios ocorre a degradação do glicogênio em glicose no músculo sob o controle dual da Adrenalina-AMP e do Ca++ - calmodulina. O papel deste último é acentuado durante o exercício em decorrência do aumento do Ca++ no retículo sarcoplasmático, assim a liberação de substrato é paralela à ativação da contração.  



Hormônios com Tiroxina, Cortisol e do Crescimento atuam de maneira permissiva para dar suporte ás ações de outros hormônios durante os exercícios. O hormônio do crescimento e o cortisol também produzem um efeito de "ação lenta" sobre o metalismo dos carboidratos e das gorduras durante os exercícios.  



A glicose plasmática é mantida durante o exercício pelo aumento da mobilização da glicose hepática, maior utilização dos ácidos graxos livres, aumento da glicogênese e diminuição da captação tecidual de glicose. A diminuição da insulina plasmática durante o exercício controlam estes mecanismos para manter a concentração de glicose.  



A glicose é captada de sete a vinte vezes mais rápido no exercício que no repouso - mesmo com a diminuição da insulina plasmática. O aumento do Ca++ intracelular está associado ao aumento da quantidade de transportadores de glicose que aumentam o transporte de glicose através da membrana.  



O treinamento provoca a redução das resposta de adrenalina, da noradrenalina, do glucagon e da insulina ao exercício.  


A realização de exercício aeróbicos na melhora dos controle diabético é bastante conhecida, tanto ao passo que se obtém uma diminuição dos níveis sanguíneos de glicose e podem melhorar a tolerância aos carboidratos, como diminui a necessidade de insulina nos insulino-dependentes.  




Os exercícios regulares aceleram as adaptações metabólicas e hormonais precoces que aparecem no início da atividade física e contribuem para reduzir as necessidades de insulina.  



Pesquisas recentes demonstram que os exercícios também aumentam a sensibilidade celular à insulina em todos os indivíduos, por um momento significativo do número de receptores de insulina. Isto é importante no manuseio da síndrome de resistência insulínica, associada com obesidade e diabetes tipo adulto. A redução na secreção dos hormônios antiinsulínicos, tais como catecolaminas e glucagon, após o exercício, pode também aumentar o controle do diabético. 



Os exercícios podem ajudar a exercer um controle de peso dos indivíduos. Podem melhorar as anormalidades lipídicas frequentemente associadas com diabetes.  


Estudos epidemiológicos demonstram uma relação inversa entre atividades físicas e doença arterial coronariana.  




A Hidroterapia pode, além de todos os benefícios citados acima, proporcionar outros benefícios como aumenta da capacidade de trabalho e resistência, aumento da capacidade respiratória resultante de uma elevação no débito cardíaco pela pressão hidrostática e pelo calor da água. Pode ainda melhorar a circulação periférica (vaso vasorium e vaso nervorium) impedindo ou melhorando a presença de vasopatias e neuropatias periféricas.  



No entanto, ao contrário do que parece, a prescrição de exercícios para pacientes diabético é muito mais complexa do que parece. 


Quando se tem um diabetes "controlado", ou seja, com glicemia perto do normal, há uma diminuição da glicemia em direção aos valores da normalidade. Porém, quando se tem um diabético que não utiliza uma quantidade de insulina adequada, a realização de atividades físicas prolongadas provoca o aumento da glicemia, o que leva à hiperglicemia. Pode ocorrer ainda a hipoglicemia, que ocorre com pacientes diabéticos que apresentem excesso de insulina no início do exercício. 




Portanto a atividade física para o paciente diabético precisa ser monitorada por profissionais altamente capacitados e conscientes destas alterações glicemicas que ocorrem em resposta aos exercícios, principalmente os portadores de diabetes tipo I, que precisam manter um programa regular de exercícios em termos de intensidade, frequência e duração, assim como alterar sua dieta e dosagem de insulina. 



Apesar de todas estas complicações possíveis, não se deve desencorajar o paciente diabético do tipo I a participar de exercícios regulares, pois sabe-se da importância da atividade física na vida do indivíduo e o efeito da atividade regular sobre os fatores de risco de doença coronariana. 



Como realizar este controle então? Pode-se obter um controle adequado da glicemia através da auto-monitoração rigorosa da glicemia antes, durante e depois do exercício e da variação da ingestão de carboidratos e da dosagem de insulina, seguindo alguns parâmetros. 



Para o diabético tipo II, que não apresentam as mesmas flutuações da glicemia que os diabéticos tipo I, a prescrição de exercícios é mais simples e não exige a monitoração tão rigorosa da glicemia.  



Hidroterapia em Neurologia  



Introdução:  



A Hidroterapia é um recurso fisioterapêutico que tem sido cada vez mais utilizado na área Médica, como um recurso a mais para se obter uma recuperação mais rápida e melhor dos pacientes. 



Dentre as diversas especialidades Médicas, a Neurologia é uma área onde a Hidroterapia já é bastante difundida e seus resultados bastante conhecidos. A questão mais frequente é: "quanto a Hidroterapia é apropriada para pacientes com doenças neurológicas?". 



A Hidroterapia é um meio efetivo e prático de reabilitação para aquelas pessoas que sofrem de condições neurológicas. Na Europa o uso da Hidroterapia no tratamento de lesões dos neurônios motores superiores e inferiores é muito difundido. 



Vantagens da Hidroterapia em Neurologia: 
  • Diminuição da descarga de peso 
  • Estabilização de articulações
  • Propicia e ortostatismo e marcha 
  • Estimula equilíbrio e coordenação 
  • Previne contraturas musculares e deformidades  
  • Favorece o aumento das amplitudes de movimento direta e indiretamente  
  • Promove relaxamento muscular / diminuição do tônus  
  • Diminui edemas e favorece o retorno venoso
  • Auxilia a ação de músculos fracos
  • Aumenta a força muscular 
  • Propicia trabalho respiratório, aumentando a expansibilidade, favorece a expiração e aumenta a capacidade vital 
  • Estimula os movimentos
  • Restabelece e estimula as reações de endireitamento
  • Reeduca os padrões centralizados dos movimentos, que são rotacionais
  • Reeduca os padrões recíprocos de movimento
  • Trabalha padrões funcionais de movimento 
  • Aumenta o condicionamento cardiovascular 
  • Oferece oportunidade à recreação e socialização.  
Contra-indicações da Hidroterapia em Neurologia:

 
fratura de base de crânio incontinência intestinal urinária pacientes com pressão sanguínea alta, especialmente resultante de TCE pacientes com aneurisma pacientes com lesões abertas e drenantes pacientes com catéteres. 

 
Hidroterapia nas Disfunções Cárdio-Pulmonares  

 
Introdução: 

 
A Hidroterapia é um recurso fisioterapêutico que tem sido cada vez mais utilizado na área Médica, como um recurso a mais para se obter uma recuperação mais rápida e melhor dos pacientes. 

 
Dentre as diversas especialidades Médicas, a Cardiologia e a Pneumologia são áreas onde a Hidroterapia como recurso coadjuvante de tratamento é ainda pouco difundida. 

 
Vantagens da Hidroterapia na Disfunções Cárdio-Pulmonares: 
  • Aumento do retorno venoso e do débito cardíaco 
  • Diminuição da dor 
  • Aplicação de força externa sobre todo o tórax  
  • Melhora da flexibilidade 
  • Melhora a capacidade respiratória
  • Trabalho de força dos músculos respiratórios
  • Melhora da resistência cardiovascular, melhora da oxigenação sanguínea e da circulação como um todo (inclusive a coronariana) 
  • Melhora da capacidade aeróbica 
  • Relaxamento muscular
  • Diminuição da ansiedade (fator desencadeante da asma)
  • Melhora da higiene brônquica
  • Promove aumento da autoconfiança, prevenindo ausência do trabalho e depressão pela inatividade
  • Melhora a sociabilidade.
Tipos de pacientes indicados para Hidroterapia: 

  • Portadores de DPOC´s
  • Portadores de Fibrose Cística
  • Portadores de Coronariopatias 
  • Portadores de Hipertensão Arterial controlada 
  • Portadores de Cardiopatias 
  • Portadores de Valvopatias.   
No caso especial da Asma, a Hidroterapia pode ser um grande coadjuvante no seu tratamento, mesmo na Asma induzida pelo exercício. 

São numerosas as causas de Asma induzida pelo exercício, como o ar frio, a baixa concentração de CO2, a alcalose respiratória e, especialmente, a intensidade e duração do exercício. Hoje a atenção está voltada para o resfriamento e ressecamento do trato respiratório, que ocorre quando grandes volumes de ar seco são inalados durante o exercício.

Portanto o ambiente úmido da piscina terapêutica é bastante propício para a realização de exercícios físicos para pacientes portadores de Asma, pois permite a inalação de um volume de ar bastante umidificado.

Hidroterapia em Reumatologia 

Introdução: 

A Hidroterapia é um recurso fisioterapêutico que tem sido cada vez mais utilizado na área Médica, como um recurso a mais para se obter uma recuperação mais rápida e melhor dos pacientes.

Dentre as diversas especialidades Médicas, a Reumatologia é uma área onde a utilização e eficácia da Hidroterapia já são bastante difundidas e conhecidas.
 
A Hidroterapia na Reumatologia: 
  • Promove relaxamento muscular 
  • Diminui dor
  • Permite a execução dos movimentos sem dor, em toda sua amplitude de movimento normal 
  • Diminui as forças compressivas intra-articulares 
  • Diminui inflamações crônicas
  • Mantém força e resistência muscular
  • Mantém a capacidade funcional do sistema locomotor 
  • Melhora a capacidade respiratória 
  • Diminui edemas  
  • Permite melhora do equilíbrio e coordenação 
  • Promove socialização do paciente
  • Melhora a auto-estima do paciente, melhorando a atitude frente a doença
  • Melhora as atividades de vida diária.   

Fonte: Revisda do CONFEF (ano VI, n. 20, Julho/2006) e http://www.corporesanu.com.br/terapias/hidroterapia.

0 comentários

Postar um comentário

 

Desenvolver Brincando Copyright © 2009 Blue Glide is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Journal