terça-feira, 25 de agosto de 2009
Os benefícios das brincadeiras
Desde o início da vida, os sentidos do bebê estão em alerta. Depois da voz e da imagem da mãe, o bebê fica dia a dia mais sensível ao que ouve ou vê a sua volta.
Encha o mundinho dele de alegria com cores alegres e músicas suaves.
O brincar é essencial para um bom desenvolvimento das crianças. Logo nas primeiras semanas de vida o bebê alternará períodos de sono, alimentação e brincadeiras. Cada momento em que ele estiver acordado é um período de descobrimento.
A brincadeira intervém em cada etapa do desenvolvimento da criança:
1 - Intelectual
- Desenvolver a atenção: mais concentração copm o decorrer dos meses;
- Observar: cores e formas;
- Imitar: sons e pequenas sílabas;
- Memorizar: sons, rostos e formas.
2 - Psicomotor
- Favorecer a pegada: agarrará primeiro o chocalho com uma das mãos para, depois, passá-lo para a outra mão. Com o decorrer do tempo estimule com objetos cada vez menores.
- Desenvolver a motricidade e coordenar os movimentos: formatos e cores para encaixar e cubos para empilhar;
- Explorar: o próprio corpo e o entorno
3 - Social
A criança perde o interesse rapidamente no brinquedo se este não lhe dá um sentido sócio-afetivo. Para a criança, brincar é antes de tudo uma relação, um encontro, com os outros.
No princípio o pai e a mãe serão os único a volta da criança. /rapidamente a criança sente-se tentada a buscar a companhia de irmãos e amiguinhos.
A sociabilização é muiot importante para que a criança adapte-se a novos ambientes. Com a brincadeira vai aprender a conviver com os outros e respeitar os limites da comunidade.
Categories
Desenvolver Brincando
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários
Postar um comentário